A grande maioria das plantas não gostam muito de vento, pois seca rápido demais a água do seu substrato, apesar disso a ventilação é de extrema importância.

A ventilação ajuda a evitar parasitas indesejáveis, principalmente os fungos e ácaros.
Estes bichinhos preferem lugares abafados, quentinho e de pouca luz.

Outro benefício da planta estar arejada é que também ajuda a não deixar por tanto tempo o substrato úmido causando o apodrecimento das raízes.


OBS: Tem plantas que amam o vento e são resistentes a ele, mas as que não gostam dele você pode colocar com outras plantas junto para bloquear um pouco o vento, fazer alguma barreira, colocar perto de janelas, enfim há muitas formas de protege-las.

 

- Só quem tem plantas ou contato frequente com a natureza sabe de cada detalhe importante desta conexão.

- Muitas vezes no estresse do dia a dia as plantas tem muita participação da retirada deste transe emocional, libertando sua mente do caos, facilitando para você agir de forma melhor com suas escolhas.

- As plantas principalmente as AROMÁTICAS, podem ajudar pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, pois os aromas estimulam o cérebro de varias formas prazerosas, calmante e proporcionam mais alegria.

- Todos nós fomos feitos para viver em contato com a natureza e quando nos afastamos dela começamos a adoecer e muitas vezes nem percebemos. Como um sinal de Wi-Fi por exemplo, quanto mais longe mais fraca a conexão, assim somos nós com a natureza.

- TE CONVIDO A CONECTAR-SE MAIS COM A NATUREZA, VOCÊ VAI VER E SENTIR MUITAS MUDANÇAS MARAVILHOSAS NA TUA VIDA. ACREDITE!

 

Normalmente quanto maior o vaso mais peso ele tem. Certo?

Então, vou passar uma dica especial para vocês.

Quanto temos um vaso grande colocamos uma quantidade de substrato maior, tornando obviamente mais pesado, não é mesmo?
Pois bem, sabe aquelas bandejas de isopor que você compra com legumes (se for de carne lave muito bem), ou aquela encomenda que veio cheia de isopor para não danifica? Em vez de colocar fora e complicar mais a situação do meio ambiente, que tal colocar como uma boa camada de dreno nesses vasos grandes? ou até mesmo nos vasos de concreto que são pesados.

Na grande maioria das vezes você vai querer optar por isopor, confesso que é um caminho sem volta, além de ajudar o meio ambiente, ajuda no dreno, alivia o peso, economiza substrato e reduz gastos para seu bolso.

Atenção! O isopor leva anos para se decompor. Peço sua ajuda para cuidarmos da NOSSA NATUREZA da melhor forma possível. Vamos juntos nessa causa!

Outra dica importante. Se o vaso tiver apenas um furo de dreno, coloque algo maior sobre o furo e depois coloque o isopor, pois ao despejar o substrato pode acabar movendo o isopor obstruindo a passagem de água.

 

Amanda!

As minhas suculentas quebram com facilidade as folhas, estão estioladas, não ficam coloridas, aparecem vários parasitas...

Então,  estas são  algumas das queixas mais comuns que ouço, normalmente a causa é a FALTA DE SOL

Os cactos e suculentas a grande maioria são de clima desértico, ou seja, sol de rachar! Isso significa muita LUZ E CALOR

 

COMO ASSIM CALOR? 

Vocês já notaram que cada suculenta ou cacto tem coloração diferente? Umas mais escuras, coloridas e outras mais brancas por causa da pruina.

- Exemplo: você  vai viajar para o Egito e vai andar de camelo no deserto,  que tipo de cor de roupa vai usar? Claras ou escuras? 

Ah!  Claras, não é  mesmo?

 O branco (cores claras)  refletem os raios solares e têm pouca absorção de calor. Já as cores escuras absorvem mais calor. 

 Agora aplique o conhecimento dessa analogia nas suculentas

 

ATENÇÃO!  Não é para sair colocando direto no sol.  Imaginem só, as plantinhas estavam na sombra o tempo todo e do nada, você as coloca no Sol direto.  Pronto! Provavelmente queimará ou até  levará a morte das suculentas. 

 

Vão com calma! Façam a adaptação primeiro. Deixem pegando sol toda a parte da manhã até  no máximo às 11:00hs. (Isso vai variar de cada região) Eu por exemplo, moro no RS, o clima é muito diferente de outras cidades e países. Então cuidem disso. 

 

Após cada semana vão  aumentando a quantidade de sol, até que finalmente ficarão o dia inteiro ou a quantidade de sol que vocês têm onde moram. Lembrando que no mínimo as suculentas precisam de 6 horas de sol e os cactos quanto mais sol melhor

 

Gostaram desta dica? Espero que tenha ajudado,  um grande abraço e até a próxima! 

 

Algumas pessoas já me questionaram sobre o assunto, se faz mal a planta ou não.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO:

Eu aconselho a não utilizar, pois assim facilitará você saber o momento certo de regar sua planta, pois com o pedrisco dificulta muito, tendo o risco de regar mais do que deveria e perder a planta.


PARA QUEM QUER USAR COMO DECORAÇÃO:

Cuide qual pedrisco irá usar, prefira os mais naturais, pois os que contêm corante muitas vezes não sabemos sua composição e pode alterar o PH do substrato da sua planta, deixando ela fraca ou até morrer.


PLANTAS QUE FICAM NA RUA:

Se suas plantas ficam na rua é excelente!

- Na hora da rega ou da chuva não irá cair substrato para tudo quanto é lado sujando as plantas;
- Na rua as plantas secam mais rapidamente e o pedrisco ajuda a manter um pouco mais úmido e evita do mato crescer;
- E impede que as folhas tenham contato com o substrato e apodrecerem.


Viu só como é fácil se analisarmos desta forma?

Até a próxima!

 

Todo mundo sabe que os cactos e as suculentas precisam que seu substrato seja bem arenoso para que a água possa escorrer melhor e não empossar.

Mas as vezes não encontramos com tanta facilidade ou não queremos gastar com produtos que façam este papel de deixar mais solto o substrato, como por exemplo a perlita.

Então você pode utilizar o carvão triturado no lugar da perlita.

Lembrando que NÃO pode usar o carvão que foi usado no churrasco pois pode conter sal e gordura e isso não é nada legal para suas plantas.

Sabe aquela fogueira, fogão a lenha ou algo do tipo que queimou a madeira? Então, você encontrará carvão "orgânico", pode usar também.

Se os pedaços estiverem grandes, quebre-os com o martelo, misture ao seu substrato.

Outra coisa, você pode usar o carvão para fazer uma camada de drenagem no vaso ou cobrir a superfície do substrato.

 

Hoje venho trazer dicas para te auxiliar na hora de regar seus cactos e suculentas que são bem simples mas crucial para sempre manter sua planta saudável e hidratada da forma certa.  

 

1- Dedômetro:

 

O nosso dedo é a melhor ferramenta para ter certeza que o substrato de seu cacto ou suculenta está bem seco para poder regar. 

É muito importante que o substrato esteja bem seco para a próxima rega, por que se não ficará úmido por muito tempo e as raízes irão apodrecer (melhor a planta passar um pouco de sede do que se afogar e apodrecer!). 

 

2 - Palito:

 

O legal de utilizar o palito é que vai bem no fundo do vaso para checar se está bem sequinho o substrato e também não danifica as raízes. 

Se o palito sair limpo é  porque está seco o substrato e se sair sujo de terra é  porque está molhado. 

 

3 - Regue bem:

Não é à toa que o substrato das suculentas é  bem leve e drenável,  regue até  sair água por baixo do vaso isso garante que todas as raízes receberam água. 

 

- Ah mas Amanda e se for em arranjos que não tem furos?

Bem simples,  regue bastante também  e espere por uma ou duas horas,  depois disso com muito cuidado vire retirando toda a água. 

Neste período de espera suas plantas já absorveram a água que precisavam. 

 

Gostaram das dicas?  

 

Então até a próxima!  

 

Você sabia que para as suas sementes brotarem mais rápido ou acelerar o processo de germinação basta deixá-las por uma semana em um recipiente com água? Pois é! Funciona, Testei varias vezes e obtive ótimos resultados. (lembrando de trocar água todos os dias ou uma dia sim outro não) na sombra.

Mas vou contar um segredo, tem um jeito um pouco mais rápido, em vez de você só colocar água, misture água oxigenada.

Isso mesmo! Água oxigenada, mas não é qualquer uma é a de VOLUME 10. Peridóxido de Hidrogênio a 3%.

Em uma garrafa de água coloque apenas uma tampinha do frasco da água oxigenada, misture bem e coloque em suas sementes e plantas.

A foto acima mostro as duas maneiras que citei, o pontinho do lado esquerdo têm sementes de melão com água oxigenada submersas por três dias e do lado direito têm as mesmas sementes de melão com água normal submersas por três dias também só que ainda não germinaram.

 

Para quem está começando o cultivo de suculentas, eu aconselho começar com esta maravilha de exemplar "Graptopetalum Paraguayence".

Não tem "ruim" para ela, caiu várias folhas? Praticamente todas irão brotar.

- Quebrou um galho? Coloque na terra que ela irá enraizar;
- Tem apenas uma muda? Espere um pouquinho que logo logo ela vai dar muitas mudas.

Seu cultivo é muito simples e quanto mais sol receber mais compacta fica suas folhas, regar somente quando ficar bem seco o substrato, Adubação a cada 6 meses e uma vez por ano trocar ou repor o substrato.

Ela tem o crescimento muito rápido e independente do acidente que sofrer, ela também tem uma recuperação muito rápida.

Ela é uma excelente professora e pode apostar que você vai amar tanto quanto eu esta suculenta.

Aposto que de vez em quando você tem que reforçar o nome da sua planta nas plaquinhas e mesmo sendo com caneta permanente acaba saindo com o tempo.

Então seus problemas acabaram! 

Sabe aquela latinha de refrigerante ou cerveja? Então, pegue e retire com cuidado as duas pontas da lata com estilete ou tesoura.

Corte a lata no meio e estique ela, corte em formato de plaquinhas e com caneta esferográfica (não precisa ter tinta é só para escrever marcando no alumínio) escreva o nome de sua planta.

O alumínio leva muitos anos para se decompor na natureza, então você terá sua plaquinha por muito tempo.

Espero ter ajudado com essa dica.

Segue a foto com modelinho.

 

 

Para quem não sabe, o nome ESTIOLAMENTO ou ESTIOLADA usamos quando a planta está "pescoçuda", isto acontece quando a planta precisa de mais Sol ou luz e começa se esticar em direção a alguma fonte de luz e algumas até em direção fontes de calor. Por isso ela perde seu formato original e muitas vezes ficando fragilizada.


COMO RESOLVER:


No caso das suculentas é mais fácil do que nos cactos e algumas plantas, porque as suculentas você deve fazer a decapitação mais próximo aonde está "normal" ou seja a roseta.

Caso seja um estiolamento leve é só fazer a adaptação ao sol que logo logo ficará normal. Se estiver muito danificada, recomendo retirar quase todas as folhas para fazer brotos novos e quase rente a roseta cortar.


OBS.: Todos os procedimentos que for necessário fazer o corte passe canela no ferimento para evitar fungos.


CACTOS:


Já nos cactos é um pouco mais arriscado, pois têm duas opções:

1) Deixar ele como está, mas adaptar aos pouco no sol e ficará com uma "cinturinha" marcada;

2) Fazer a decapitação, passar muita canela deixar secando em meia sombra por três dias, colocar em um substrato bem sequinho e regar após 2 semanas ou mais (por que os riscos são bem maiores mesmo com canela apodrecer seu cacto com a água), deixando na meia sombra, sem pegar sol forte no máximo sol da manhã.

      

 

Como podem ver, têm alguns pontinhos brancos na minha Kalanchoe que são micro cochinilhas querendo tomar conta dela e de outras suculentas. As Joaninhas comem estes parasitas até mesmo o pulgão e o interessante é que além das joaninhas estarem se alimentando, elas estão me ajudando pois eu nunca conseguiria ver e retirar esses parasitas minúsculos quando estão nesta fase de proliferação.

Agora você já sabe! Quando você ver uma joaninha, deixe ela dar uma olhadinha nas suas plantinhas, a natureza está sempre em seu equilíbrio natural.

 

Berçário é o termo que utilizamos quando retiramos ou caem as folhas da suculenta e colocamos na terra para fazer novos brotos (clones).

Existem várias técnicas, mas esta que vou te ensinar é a mais comum de ser utilizada.

Você pode usar vasos (até mesmo de sua planta), potinhos de iogurte, qualquer recipiente, e colocar terra, areia, (no meu caso, como mostra a foto coloquei terra e areia).

♣Rega: Eu aprendi duas formas, uma era não regar, pois a folha já contém os líquidos para que o broto fique hidratado e evitar de apodrecer a folha.

Já a segunda, aprendi que deve molhar pois um solo úmido estimula a sair as raízes e os broto.

O que eu faço: Se tiver um borrifador, borrife na terra e na ponta da folha onde saem os brotos, na verdade o certo é experimentar a melhor maneira para VOCÊ (existem variações de ambientes, regiões e tempo).

♣Sol: Coloque seu berçário no sol da manhã ou em um local com muita iluminação, mas cuidado! Se colocar no sol forte irá desidratar ou queimar as folhas.

Outra dica, evite de mexer nas folhas, só se for necessário.

♣Transplante: Quando elas terem um tamanho bom e raízes bem desenvolvidas ou se for fazer o transplante de brotos bem pequenos, seja bem cuidadoso ao retirar e colocar no vaso fixo.

Lembrando que essas dicas foram o que deu certo para mim e gostaria de compartilhar com vocês, tentem aprimorar essas dicas do seu jeito.

 

A canela é um fungicida, bactericida e inseticida natural que a natureza nos proporcionou.

Sempre que fizer a poda, decapitação, retirar filhotes de seus cactos, suculentas e outras plantas coloque canela em pó no local do corte, isso vai garantir que nenhum fungo ou bactéria entre na sua planta apodrecendo ela.

Pode misturar canela até no substrato para ajudar afastar as formigas.

 

Praticamente quase todas as plantas precisam ser podadas algum dia.

A poda garante o formato desejado, fortalece e estimula novos brotos ou folhas, ajuda a planta "respirar" pois muitas vezes elas ficam tão abafadas que acabam atraindo parasitas.

A poda não necessariamente tem que ser só para arrumar o formato da sua planta e sim retirar folhas velhas, machucadas e doentes ou aqueles brotos que já estão na hora de desgrudar da planta mãe.

 

 

Sempre é bom dar uma olhadinha nas folhas das suas suculentas, pois a forma que elas apresentam diz muito do que precisam.

Mas agora vou falar das folhas secas e a importância de retirá-las.

As folhas secas nada mais é que as folhas antigas que já tiveram seu tempo como folhas jovens.
Quando retiramos elas da planta estamos dando espaço para futuros brotos no caule e o mais importante, isso evita os parasitas a se aproximarem de sua planta.

Folhas secas são ótimos esconderijos e "chamarisco" de parasitas onde podem se reproduzirem muito rápido sem você ver.

Por isso é importante cuidar esse detalhe das folhas, uma planta saudável é uma planta feliz e livre de parasitas.

 

 

Sabemos que existem cactos e suculentas de sol pleno e de meia sombra, isso significa que ambas exigem locais diferentes. Vale lembrar que as suculentas/cactos que preferem sol pleno precisam no mínimo 4 horas de sol e as de meia sombra precisam de muita luz, ou pegar o sol da manhã ou do fim de tarde.


• Os cactos e suculentas de meia sombra nem sempre precisam de uma adaptação mais rígida, pois não sofrem o risco de queimar-se ao sol.

• Já os cactos e suculentas de sol pleno, temos que dar mais atenção, elas precisam de cuidados mais rigorosos.

• Quando você comprar ou ganhar um cacto ou suculenta dificilmente saberá se planta já estava adaptada, se estava recebendo ou não o sol e mesmo que estivesse toda vez que levamos a planta para outro local ela sofre estresse de ambiente.

♣ Por isso devemos fazer a adaptação:

- Durante uma semana deve-se colocar a planta no sol da manhã no máximo até ás 11 horas, depois deste horário o sol estará muito forte correndo o risco de queimar sua planta.

- Depois deste período aumente o tempo de exposição ao sol, deixando sua plantinha desde o início da manhã até 13 horas da tarde.

- Faça aos poucos o aumento das horas de sol até que permaneça em seu local (no meu caso, as minhas ficam o dia inteiro recebendo sol).

- Lembrando: - Faça isso aos poucos e tenho certeza que não haverá problemas.

 

Muitas pessoas têm esta dúvida, porem é mais simples do que parece.

Uma frase que vivo falando é: - Suculentas gostam de água, mas não acumulada.

 

♣ Confira algumas dicas importantes:

• Se você teve o cuidado de escolher um vaso que drene bem a água, não precisará se preocupar quando for regar sua planta.

• Ao regar molhe até sair água por baixo dos furos do vaso, isso garantirá que todas as raízes receberam água.

• Não se pode afirmar ao certo em quanto tempo deve.se regar, pois cada espécie tem uma indicação particular de rega, alem disso, varia de região para região e também sofrem alterações de acordo com as estações, mas algumas recomendações são gerais: Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido.

Fique atento! Quando você ver que o substrato do cacto ou suculenta estiver bem seco, já esta na hora de regar.

• Você pode utilizar um palito ou o próprio dedo para conferir se é necessário a rega.

Obs: Existem alguns cactos e suculentas que preferem o substrato levemente úmido, por isso a importância de saber um pouco da espécie da sua plantinha, outra indicação seria observar bem a planta para proporcionar o melhor cuidado possível.

 

A adubação é outro motivo comum de dúvidas de muitas pessoas, principalmente para os iniciantes.


Existem várias formas de fazer a adubação e muitos produtos que podem ser utilizados, tanto feitos em casa ou comprados.

 

♣ Veja algumas indicações:

• Se você for utilizar os que são comprados em lojas de artigos para jardinagem, basta olhar no rótulo e ver como é sua aplicação, diluição e quando ser aplicado novamente.

• Se você for utilizar os produtos caseiros, a aplicação deve ser a cada três meses.

Você deve estar se perguntando: - Como se faz este adubo orgânico? Vou lhe ensinar uma forma prática e sem gastos.

Simples! Existe muitas coisas que são adubos e que você joga fora e nem percebe.

1- NPK orgânico:

(N) Nitrogênio - Borra de café; (P) Fósforo- Cascas de ovos; (K) Potássio - Cascas e os talos das bananas.

• Triture tudo isso com um pouco de água no liquidificador, depois de pronto dilua este adubo com mais um ou dois litros de água (vai depender de quanto você fez).

2 - Composteira e chorume:

Procure em sua casa um balde ou lixeira que possa colocar os seus restos orgânicos. Se você tiver um pátio ou espaço que possa abrir uma cova para colocar os produtos orgânicos e tapá-los com terra e folhas, desta forma terá uma ótima terra orgânica depois de dois meses. Mas antes de colocar tudo na terra, você pode retirar o líquido que é o famoso Chorume, rico em muitos nutrientes para suas plantas, basta diluir uma tampinha em 1 litro de água e regar o substrato de suas plantas. 

3 - Composteira pequena :

Lá no meu Instagram @amada_natureza tem um vídeo que fiz mostrando o passo a passo de como fazer essa mini composteira de garrafa pet, para aquelas pessoas que moram em apartamento ou que não tem espaço. Na aba de contatos desse site você encontra o ícone do meu Instagram é só clicar e ver o video no(IGTV) que fiz bem explicativo com carinho para vocês.

Você vai precisar de:

- Garrafa pet (pequena) ;
- Tesoura, estilete faca (algo que corte) ;
- Tampa da garrafa;
- Um pouco de terra;
- Material orgânico (desde alimentos vegetais, folhas secas);
- Uma minhoca;
- Um pouco de água.

Agora vamos por em prática?

* Pegue a garrafa e corte o fundo como se fosse tirar, mas deixe um pedaço para abrir e fechar.
* Depois, onde seria a parte de cima da garrafa faça 4 ou 5 furos.
* Feche a garrafa com a tampa e dentro coloque um pouquinho de terra e uma camada generosa de produto orgânico, vai fazendo as camadas mas deixe um espaço em cima.
* Finalize com uma camada de terra, faça um Buraquinho para colocar minhocas tape-a.
* Em seu vaso maior enterre a garrafa com a tampa para baixo e a ponta que abre e fecha para cima.
* Depois que enterrar abra e Regue bem.
* Feito todo esse processo, regue a cada dois dias, isso vai ajudar a minhoca comer os alimentos e sua reprodução.

Ficará assim:

 

• Você terá humos de minhoca e terra orgânica;

• Terá aquele adubo líquido com chorume (o mesmo que irá direto para o seu vaso adubando sua planta);


• E terá também mais minhocas.


Então é isso pessoal!
Gostaram? Espero quem sim!

Contato

Entre em contato através de nosso e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Siga nossas redes sociais