Para quem não sabe, o nome ESTIOLAMENTO ou ESTIOLADA usamos quando a planta está "pescoçuda", isto acontece quando a planta precisa de mais Sol ou luz e começa se esticar em direção a alguma fonte de luz e algumas até em direção fontes de calor. Por isso ela perde seu formato original e muitas vezes ficando fragilizada.
COMO RESOLVER:
No caso das suculentas é mais fácil do que nos cactos e algumas plantas, porque as suculentas você deve fazer a decapitação mais próximo aonde está "normal" ou seja a roseta.
Caso seja um estiolamento leve é só fazer a adaptação ao sol que logo logo ficará normal. Se estiver muito danificada, recomendo retirar quase todas as folhas para fazer brotos novos e quase rente a roseta cortar.
OBS.: Todos os procedimentos que for necessário fazer o corte passe canela no ferimento para evitar fungos.
CACTOS:
Já nos cactos é um pouco mais arriscado, pois têm duas opções:
1) Deixar ele como está, mas adaptar aos pouco no sol e ficará com uma "cinturinha" marcada;
2) Fazer a decapitação, passar muita canela deixar secando em meia sombra por três dias, colocar em um substrato bem sequinho e regar após 2 semanas ou mais (por que os riscos são bem maiores mesmo com canela apodrecer seu cacto com a água), deixando na meia sombra, sem pegar sol forte no máximo sol da manhã.